-
Arquitetos: Alberto Smud, Ana Smud
- Área: 2165 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Javier Agustín Rojas
-
Fabricantes: Alsa carpinterias, Listone Giordano, Pimux, WAGG
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício Casa Sucre está localizada no bairro residencial de Belgrano, na cidade de Buenos Aires, e possui duas frentes.
Desde o início, o projeto foi pensado a partir de três eixos centrais: a relação entre espaços de encontro e espaços de descanso, a ligação entre as experiências em espaços cobertos e áreas tradicionalmente abertas e, finalmente, os possíveis diálogos graduais entre transparência e opacidade gerados na fachada do edifício, com um resultado profundo em seu interior.
A planta do edifício é composta de dois apartamentos por andar. Neles, os espaços de encontro (sala e cozinha integradas) foram projetados para a frente, enquanto o lado de trás foi destinado aos dormitórios. O projeto da planta, não apenas em sua distribuição, mas também no dimensionamento de cada espaço, prioriza as experiências compartilhadas e incentiva novas formas de construir intimidade.
A sala de estar de cada unidade ocupa toda a largura da unidade e seus caixilhos possibilitam a fusão com a varanda, construindo um novo espaço de transição entre o aberto e o coberto, entre o exterior e o interior.
A fachada do edifício acompanha este processo de transição: os painéis de correr de tecido esticado, enquanto colaboram com o controle térmico, luminotécnico, a absorção acústica e a economia de energia, geram - ao longo do dia - diálogos diferentes entre aqueles que vivem na casa e o ambiente que a contém.